quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TAPIOCA


Tapioca




Quando morei em Itaparica, convivi com pessoas incríveis, muitas nacionalidades, gente do mundo todo, mas o que realmente me envolveu a alma foram os próprios baianos, o pessoal nativo da ilha.

Lembro-me bem das mulheres com seus vestidos e turbantes, e claro, seus acarajés e tapiocas.

Para mim a comida baiana sempre foi uma das mais apreciadas.

A tapioca, um ingrediente tipicamente nosso, me levou a testes e pesquisas.

A mandioca umedecida, ralada e coada resulta em vários subprodutos, a farinha, o tucupi, o polvilho que se decanta e os grânulos espessos da tapioca.

Comumente, serve-se como uma tortilha na frigideira podendo ser doce ou salgada, a doce mais comum recheada de coco, e creme, e a salgada com queijo e ervas.

Mas o que vou passar aqui, foi uma experiência de sabor e praticidade para uma sobremesa tão peculiar, O CUSCUZ DE TAPIOCA.

Deixe a farinha de tapioca (250 gr) de molho em 1 litro de leite morno, misturado com 2 xícaras de  açúcar e 1 vidrinho de leite de coco, junte a essa mistura 300gr de coco ralado fresco.

Misture tudo muito bem e coloque em forma de pudim, deixe fora da geladeira ate que os grânulos se expandam, ele vai absorver todo o liquido e ficar com a textura de cuscuz.

Desenforme e coloque uma calda de leite condensado, leite de coco e coco ralado fresco, ou faça a sua, pode ser de morangos, manga, goiaba, enfim escolha molhos de frutas diferentes e desfrute dessa maravilha tão nossa tão baiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário