quarta-feira, 17 de agosto de 2011


ARROZ NEGRO





Existem muitos tipos de arroz, o branco, com todas suas classificações e espécies, o arroz vermelho e também o arroz negro.


O arroz chamado de selvagem, uma espécie de gramínea, já foi muito valorizado por grandes chefs, porem, quero passar-lhes uma idéia de risoto usando o arroz negro.


Eu acho que fica lindo na montagem de pratos, sem contar que o arroz negro esta seguindo para a lista dos alimentos funcionais, pela sua comprovação cientifica de que elimina radical livre e possui mais nutrientes do que o branco comum.


Então vamos ficar mais bonitos e saudáveis com uma combinação de sabores e texturas.





Risoto de arroz negro e cogumelos


Como esse arroz pode ser mais resistente ao cozimento, lave e escorra uma porção e coloque na pressão por 10 minutos, sem tempero mesmo, somente água.


Em uma frigideira grande, coloque azeite suficiente para refogar um alho poro picado, 2 dentes de alho amassado e uma cebola grande, também picada, refogue tudo se gostar de pimenta fresca, pique uma sem as sementes e junte ao dito cujo.


Quando o refogado estiver translucido, junte a ele varias espécies de cogumelos, pode ser shitake, shimeji, champignon, ou que você gostar mais, deixe mais um pouco no fogo, misture uma taça de vinho tinto seco e o arroz já cozido, complete com água e muita erva fresca picada, use salsa, cebolinha, manjericão, o que vc gostar mais.


Acerte o sal.


Deixe secar sem queimar o fundo, e sirva com acompanhamentos tipo carne, peixe, frango ou mesmo legumes grelhados.


Você terá uma grande surpresa.

Um comentário:

  1. Grande Djalma
    O iste está maravilhoso e, logicamente, muito saboroso!!!!
    Parabens por mais uma realização com muito amor e dedicação.
    Sucesso, paz e alegrias pra você meu caro amigo.
    Um forte abraço.
    Marcelo Libeskind

    ResponderExcluir