terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cozinha Tailandesa


Cozinha Tailandesa





Tenho a felicidade de poder estudar várias cozinhas pelo mundo, e começo essa viagem contando aos leitores algumas experiências, onde misturo minhas pesquisas com a prática na cozinha.

Uma das culinárias que mais me atrai atualmente é a tailandesa, tão simples e tão intensa, que acredito numa identificação total de personalidade, (penso ser assim).

A cozinha tailandesa tem aspectos tão frescos e naturais, que mesmo o mais radical se contentaria em degustá-la sem críticas ruins.

Existem alguns ingredientes básicos que estão presentes em quase todos os pratos, por exemplo: erva aromática, como o coentro, utilizado integralmente, folhas, flores, caules e sementes, o manjericão onde se encontram várias espécies, o capim limão ou erva cidreira, também chamado no Brasil de capim santo, uma erva particularmente surpreendente em sabor nas saladas e molhos, onde se usa somente sua parte branca mais perto da raiz, a galanga uma espécie de gengibre também muito utilizada nesta culinária.

Outro ingrediente de base são as pimentas, muito diversificadas em suas formas e cores, onde podem ser doces ou intensamente picantes.

Para acompanhar toda essa força de sabores sempre se serve o arroz, muito apreciado por asiáticos, símbolo de vida e prosperidade, o arroz de jasmim, de grão longo, é hoje o mais apreciado e cultivado pelos tailandeses.

No  uso de muitas e variadas frutas em sobremesas e pratos agridoces, uma que está presente em sua totalidade na cozinha tailandesa é o coco, usa-se a polpa, a água, o leite e o creme de coco em tantas receitas que seria impossível separá-lo desta cultura.

Os camarões são extremamente abundantes no litoral tailandês, sendo o pescado mais utilizado nesta culinária podendo ser frescos, utilizados em molhos, em saladas  e sopas, secos, usados como pasta que depois de fermentada, se transformam em um molho de sabor específico desta culinária, chamado nam prik.

Por fim o mais especifico, um molho de peixe chamado nam pla, elemento indispensável em numerosas receitas, com cheiro pronunciado e sabor acre, combinação perfeita com outros sabores já mencionados sem se sobrepor, esse elemento hoje muito industrializado na Tailândia, é encontrado no Brasil somente em lojas especializadas, porém, como a curiosidade e criatividade nunca é demais, a dica é utilizar uma mistura de mais fácil acesso, claro sem querer subestimar o sabor tradicional,  fiz minha própria receita, misturei um molho de ostras japonês, mais fácil de encontrar, com uma pasta de anchovas, ficou bom e exótico, e não se esqueça de uma pitadinha de açúcar mascavo pra segurar a acidez.

Pensando sobre todos esses sabores, resolvi passar-lhes uma receita de arroz muito fácil e divertida, que se combinado com ervas e pimentas, mais frutos do mar e peixes, será de fácil aceitação em nosso paladar ocidental.







Arroz com abacaxi

Ingredientes:

4 xícaras de arroz já cozido

2 pimentas vermelhas frescas

2 dentes de alho picados

3 colheres de sopa de óleo vegetal

2 xícaras de abacaxi picado

1 colher de sobremesa de curry em pó

1 colher de sobremesa de gengibre

½ xícara de coentro fresco picado

Cebolinha verde para decorar.



Como fazer:

Coloque num wok o óleo vegetal, o alho e as pimentas vermelhas picados, junte o pó de curry e o gengibre, deixe refogar, junte o abacaxi e o arroz e misture bem, coloque o coentro fresco picado e decore com a cebolinha picada grosseiramente.

Experimente esse arroz acompanhado de carne de porco picante....fica uma delícia.



Chef Djalma Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário