sábado, 20 de agosto de 2011

Pão nosso de cada dia


A formula básica do Pão





Sempre que vou ensinar a fazer pão, uso uma técnica de pura simplicidade, a primeira coisa que devemos fazer seria cuidar do fermento biológico, esse para ser ativado necessita de calor, energia e estrutura para crescer.





Sendo assim, ao fermento biológico acrescentamos um liquido morno (não pode queimar o dedo), que pode ser água, leite, (ou o que você quiser inventar), um pouco de açúcar, e um pouquinho de farinha de trigo, lembre-se estamos iniciando o processo da esponja, ou seja, ativando o fermento. Deixe coberto ate que dobre de volume.


A partir desse momento vem a fase de saborização do pão, com o fermento ativado, colocamos uma quantidade de gordura, que fará a vez do fator antienvelhecimento, pode ser óleo, manteiga, enfim a gordura de sua preferência, você também pode deixar de por, porem, seu pão vai endurecer e esfarelar muito mais rápido.


Você pode deixá-lo mais nutritivo se acrescentar ovos, mas o resultado final será só esse mesmo.


Coloque sal e se estiver fazendo Pão Doce aumente a quantidade do açúcar.


E agora pode se divertir, você pode fazer pão do que quiser, misture purê de batata e terá pão de batata, abobora tomate, enfim qualquer coisa que misturar na base terá um resultado diferente.


Complete o peso da farinha, ou misture outras farinhas na branca e conseguira fazer pão integral, centeio, aveia, linhaça...


Depois de tudo misturado chegou a hora de sovar, cilindrar, ou seja encher a massa de oxigênio, quanto mais fizer isso mais seu pão ira crescer.


Depois disse deixe descansar coberto, ele precisa dobrar de volume novamente, e paciência fazer pão sempre foi assim, com tempo e cuidado nada vai dar errado.


A próxima fase seria a escolha do modelo de pão, a cara que você quer dar para ele, e ai tem que abusar na criatividade, você pode rechea-lo também, com o que quiser.





Deixe crescer coberto mais uma vez, e decida se quer pincelar gemas, manteiga, café, esse detalhe será decorativo, porem pode acrescentar sabor.


Leve a um forno pré aquecido, e fique de olho, ele tem que dourar por fora e ficar sequinho e fofo por dentro, tire e deixe esfriar sobre uma grade para que o calor não umedeça, e prove com uma generosa porção de manteiga e uma boa xícara de café.


Seja feliz!   



Nenhum comentário:

Postar um comentário