domingo, 21 de agosto de 2011

Mousse de chocolate sem preconceito


IDEIAS SOBREMESAS


Pois não seriam a tentação todos os doces, chocolates e cremes, postos bem na sua frente, logo após ter saboreado um almoço ou um jantar, não tem jeito, ninguém resiste.
E alguns passam momentos de verdadeira tortura e sofrimento por não poderem saciar-se, devido a vários problemas, dietas de emagrecimento, diabetes e vários outros motivos.
Pensando sobre isso achei que umas experiências na cozinha seriam fundamentais, pois tudo com adoçantes, principalmente os artificiais, nunca me agradaram.
Tinha um problema, como substituir gorduras e principalmente o açúcar, para criar algo saudável e saboroso, bem, primeiro lembrei-me da sobremesa mais comum na mesa da maioria, mousse de chocolate, e considerei a receita original, creme de leite, gemas, claras, chocolate e muito açúcar, pensei na textura, pensei no sabor, imediatamente me lembrei de uma seqüência de gorduras para eliminar o creme de leite e depois de alguns testes, cheguei ao abacate, gorduroso porem saudável, consegui a textura.
O sabor teria que ser mousse de chocolate , mas não gostaria de usar achocolatados, nem chocolate comum, cheguei no cacau em pó, que me oferece um resultado amargo,( a cor e a textura estavam certas), usei mel para adoçar, e umas gotinhas de baunilha para dar um toque a mais, processei tudo em liquidificador e minha sobremesa extrapolou, muito saudável e com um sabor ainda melhor do que a mousse tradicional.
Descobri que o abacate pode ser base para vários mousses seria importante só mudar o sabor, já fiz de maracujá, de kiwi, de goiaba, enfim misture  e invente, em alguns casos servi com geléia de frutas, em outros, usei o creme de cacau para cobrir bolos de festa, ficou demais.
Essa mistura usando o abacate de base você pode comer sem preconceitos e muito menos culpa.




3 comentários:

  1. AMEI!
    Hmmm, mousse de goiaba deve ser DEMAIS!!

    ResponderExcluir
  2. Você fala como se tivesse inventado a receita! Essa receita já existe! kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que??? receita minha? desde quando? a criatividade sim e a coragem tambem.....opiniao anonima.....kkkkkkkk

      Excluir