segunda-feira, 22 de agosto de 2011

a formula dos bolos

A formula dos bolos



Fazer bolo, todo mundo que conheço tem uma receita, porem quando vou ensinar a fazer, procuro seguir uma formula básica.
Bolo tem que ter uma seqüencia, primeiro sempre fazemos o creme  de estrutura, utilizando o elemento de liga que são as gemas, o elemento energético que seria o açúcar, e o elemento antienvelhecimento, que seria a gordura, no qual você pode utilizar a manteiga (mais comum) ou qualquer outro óleo vegetal.
Esse creme inicial deve ser batido ate dobrar de volume e ficar mais claro.
Não se esqueça, as claras não serão descartadas, devem ser batidas e reservadas para a etapa final, faça as claras primeiro para não ter que lavar a tigela da batedeira.
Depois disso, será o momento de saborizar o bolo, ai você pode fazer bolo do que quiser, e sempre misture esse sabor escolhido com um liquido, por exemplo, chocolate uso leite, bolo de laranja uso o próprio suco e assim com todas as frutas.
No momento seguinte será a vez de dar estrutura ao bolo, utilizando-se uma farinha, pode ser trigo, fubá, mandioca, tapioca, enfim....crie sua idéia.
Na próxima etapa você terá que ser rápido, e juntar o fermento químico e as claras em neve, e antes que comece a formar bolhas, coloque para assar em forma untada e enfarinhada, num forno pré-aquecido.
E não abra o forno, ate que o bolo esteja selado se não, ele não crescera.

Vou dar uma idéia de bolo de Mexerica.
Você só precisa cozinhar umas mexeriquinhas de casca fina, aquelas bem miudinhas, numa calda de açúcar e água, devem estar cozidas quando macias.

Espere esfriar e abra-as para retirar as sementes, processe com a calda, num processador ou liquidificador mesmo.
Junte essa geléia de mexerica ao creme de gemas, e acrescente a farinha, o fermento e as claras, esse sempre foi meu bolo preferido, depois de assado, regue com suco de mexerica adoçado, você vai adorar o sabor cítrico desta mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário