domingo, 21 de agosto de 2011

SALADAS SÃO MISTURAS

Saladas


Nosso conceito de salada virou gíria e substantivo, saladas são misturas, de folhas, hortaliças, legumes, grãos, sementes, frutas e ate mesmo peixes, frutos do mar, frango, carnes vermelhas, embutidos, não importa o que misture, sempre serão saladas.
E o que mais importa nessa historia, são os molhos, os temperos, são eles que diferenciarão umas das outras.
Todo molho frio, deve conter um elemento acido, pode ser, vinagre, limão, laranja, aceto balsâmico, ou o suco de outras frutas, maracujá, abacaxi, mexerica, enfim....infinitas  combinações.



O azeite também pode ser fundamental, porem você pode substituí-lo por um óleo vegetal, por exemplo, óleo de gergelim, que lhe Dara um toque oriental, azeite de abacate, novo no mercado, óleo de coco, e se quiser abusar use manteiga derretida ou gordura animal, tipo bacon, você esta percebendo como são infindáveis as possibilidades alem do óleo de canola, girassol, amendoim...
A idéia seria criar suas misturas.
Lembre-se sempre que fizer molho frio, use um toque de doce, para equilibrar a acidez, pode ser açúcar, mel, adoçante ate melado de cana.
E ai, de o seu toque de sal e pimenta, prefiro usar as pimentas frescas.
Vou passar lhes dois tipos de saladas uma bem simples e saudável e outra com inspiração indiana servida morna.
Na primeira não tem segredo algum, lave folhas diversas de preferência orgânicas, alfaces de vários tipos, almeirão, radicchio, rúcula, agrião, algumas hortaliças como, rabanetes, pepinos, nabo, alguns legumes, como cenoura crua, abobrinha crua e o que achar legal, só tome cuidado com beterrabas, podem manchar todo seu prato.
Para essa mistura, escolhi o molho mais básico mas para mim o que todos gostam muito, e o fazem para sua rotina alimentar mais comumente, suco de limão rosa, azeite, cebolinha verde picada, sal,  uma colheria de açúcar, se achar muito forte, coloque um pouco de água, e ai mexa bem para que tudo se uniformize, esta pronto para que devore muito verde.
A tal salada indiana, faço em frigideira no  fogão, coloco azeite e cebolas em cubos pra refogar, uma pitada de curry, canela em pó, cominho, e pimenta vermelha fresca picadinha, junto a isso tudo, bananas picadas, coco ralado, alface americano rasgada e por ultimo coentro fresco picado.
Coloque sal e acerte a acidez com uma pitada de açúcar.
Sirva morna sobre um pão shapati ou torrada mesmo.
Lembre-se sempre de tratar o paladar como uma questão cultural e saboreie a mistura que quiser, sem preconceitos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário