sábado, 27 de agosto de 2011

Bem Brasileiro...

UM GOSTO BEM BRASILEIRO

O Brasil, pelo seu tamanho e diversidades de origens culturais, torna-se um celeiro de idéias gastronômicas, não temos uma culinária brasileira, tudo bem, mas reinventamos uma, pegamos as raízes da cozinha portuguesa, juntamos o conceito da cozinha africana e adaptamos uma mescla com a cozinha de nossos nativos, ou seja, arroz, feijão, lingüiça e farinha de mandioca, essa seria a comida típica da maioria dos brasileiros, a comida do dia a dia, e nem adianta ninguém fala mal desse prato, todos mesmo com dietas atravessadas ficam de água na boca com essa mistura.
Pensando nisso, resolvi postar uma receita que também deixa muitos com cara de fome, e apesar da origem ser nordestina, encontra-se versões nos estados do sul, centro oeste, litoral, enfim cada um tem seu recheio especial.
Moranga recheada, tão barata, tão versátil, tão bonita, tão fácil de fazer.
Resolvi usar o mais tradicional, carne de sol.
Primeiramente escolhi mini morangas, são perfeitas para um prato individual, coloquei-as para cozinhar em muita água, inteiras, ate que amolecessem para que eu pudesse fazer uma cavidade em seu interior.
Reservei as mini morangas e comecei um refogado com óleo vegetal e manteiga, cebola picada e alho, a carne de sol foi dessalgada e demolhada de véspera, e juntei-a ao refogado, coloquei tomates picados e água para que formasse um molho, deixei cozinhar um pouco e acrescentei muita erva fresca, como salsa, cebolinha, coentro e manjericão.
Engrossei um pouco com farinha  de trigo para que ficasse cremoso.
Peguei as mini morangas já cozidas e escavadas, passei em seu interior uma boa quantidade de requeijão cremoso, não muito mole, o de bisnaga , mais durinho, e enchi com o recheio de carne seca, pincelei azeite no exterior das mini morangas e levei ao forno ate ela ficar linda.

Você pode mudar o recheio, use frango, camarão, peixe, carne moída, lombo de porco, enfim o que você mais gostar, já fiz ate uma versão vegetariana com arroz e castanhas do para, ficou bem legal também.
Curta essa brasilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário