segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reaproveitando

Crostata de arroz  e bacalhau

Reaproveitando...


Normalmente desperdícios ocorrem em todas as cozinhas, quando entro em contato com essas sobras, e não estou falando de comida velha, estragada, mas sim dos talos de verduras jogados fora, das cascas, enfim o que a maioria acha não ter valor algum, imediatamente começo a imaginar receitas.
Fiz muita coisa com o que outras pessoas descartariam, uma receita surpreendente  foi uma casca de banana parmeggiana, eu as passei por água fervente por alguns minutos, sequei em papel absorvente, deixei marinando em shoyu e alho amassado, empanei em ovo, farinha de trigo e depois em farinha de pão, fritei-as em óleo quente e reservei.
Fiz um molho de tomate ao sugo, muito simples, e montei um refratário, camadas de molho, as cascas empanadas e fritas, fatias de mussarela, mais molho e muito parmesão ralado, levei ao forno para gratinar, e nossa ficou muito bom.
Outra coisa que sobra muito, principalmente dos finais de semana seria arroz, arroz branco, temperado, ate risoto, muito bem, pra esses eu tenho uma solução bem legal, Crostatas, que você ate pode guardar por um tempo.
Sobrou por exemplo uma porção de arroz com bacalhau do domingo, eu peguei alguns ovos, muita erva fresca, temperei com azeite, acertei o sal, misturei bem e estiquei essa massa numa camada bem fina em forma untada e enfarinhada e levei ao forno para secar e dourar, essa idéia foi muito bem aceita por quem a experimentou.
Você pode desenhar cortes na massa antes de levá-la ao forno, assim fica mais fácil de quebrá-la na hora de servir.
Também já fiz crostata com sobra de canjiquinha (quirela de milho) fica muito gostosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário