sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O comedor de ovos...


O comedor de ovos

O que seria de um cozinheiro se lhe negassem o uso dos ovos, esse ingrediente tão básico, tão simples e de possibilidades culinárias tão diversas.
Adoro ovos, e confesso as experiências que já fiz não se tem como relatar em sua totalidade.

Meu melhor café da manha deve ter ovos quentes e moles, uma boa xícara de café e um pãozinho com manteiga na chapa, não há mau humor que resista.

Ovos fritos é unanimidade, difícil quem não goste, porem o ovo frito perfeito parece fácil, mas não se engane, isso vira teste de chefe de cozinha, muito mais difícil de executar do que pensa, este deve ter clara bem cozida, e sem bolhas nem cascas, e a gema deve ser mole e brilhante, sem estar crua, e o formato deve ser uniforme e manter uma estética circular.
Portanto quem diz quando perguntado sobre sua capacidade na cozinha que não sabe nem fritar um ovo, pode ficar sem se sentir derrotado, essa execução pode ser bem difícil.
Mas como meu objetivo aqui seria lhes passar uma receita rápida e sem frescuras, vou apresentar um modo bem pratico e aconchegante de preparar uma refeição tradicionalmente francesa e com cara sofisticada, mas muito boa em algumas horas em que precisamos improvisar.
Ovos coquetes
A primeira coisa e talvez a única parte difícil, você precisa de um ramequim, aquela tigelinha cerâmica que você pode levar ao forno.

Unte a tijelinha com manteiga, e reserve, em um outra tigela maior coloque creme de leite fresco e tempere com o que quiser, alem do sal e pimenta use ervas frescas e especiarias, gosto de temperar com alho amassado, cebolinha picada e pimenta vermelha fresca bem picadinha, mas abuse da criatividade, você pode acrescentar ai ate camarão, frango desfiado, carne seca, enfim infinitas possibilidades, pois se for para o lado vegetariano, brócolis, couve flor, cenoura ralada...
Coloque esse creme no ramequim, quebre um ovo dentro de cada tijelinha, cubra com queijo parmesão e leve ao forno ate dourar.

As misturas são criativas, porem se for na receita original, só tempere o creme e quebre o ovo, azeite e forno, esse fica bem legal também para servir em um café da manha reforçado.
Divirta-se com esse ingrediente completo e maravilhoso de se trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário