terça-feira, 30 de agosto de 2011

Conservas...

Se conserva na conserva


Adoro fazer conservas de tudo, pepinos, rabanetes, ovos de codorna, salsichas, enfim de tudo mesmo.
Vou ensinar algumas maneiras de se conservar alimentos para que sejam usados, num momento de improviso ou sei La, a hora que você quiser comer.
Primeiramente vamos falar do que conserva, um meio acido, pode resolver, por exemplo, o vinagre, ou o acido acético, (porem este deve ser bem mais diluído do que o vinagre comum.) o açúcar também conserva, o sal idem, e  também as pimentas e o azeite, tudo pode ser usado para se montar uma base de conservas.
Faço um file de salmão curtido em sal grosso e ervas e depois conservado em azeite, que me salva em qualquer situação.
Ovos de codorna conservados em mostarda, também ficam muito bom, igual para mini salsichas.
Mas se você quiser fazer algo menos exótico, vamos tentar com vegetais, escolha cebolas, cenouras, pepinos (use o japonês), couve flor, nabo e o que mais gostar, lave-os bem , corte do tamanho que desejar.
Em uma panela, coloque um litro de água, 2 copos de vinagre, sal, pimentas secas e temperos desidratados, (os frescos vão ficar escuros), uma pitada de açúcar e deixe  ferver, desligue o fogo, arrume os vegetais em um vidro legal esterilizado em água fervente, cubra-os com o caldo acido,  e finalize com um fio de azeite para selar.
Você pode fazer conservas do que quiser use sua criatividade, cuidado com rabanetes e beterrabas, podem manchar as conservas.
Por incrível que pareça ate jilós ficam bem gostosos em conserva, tente e  depois de fechar o vidro deixe esfriar sobre um pano, só precisa ir para a geladeira depois de aberto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário