sexta-feira, 26 de agosto de 2011

IDEIA BRULLEE


Idéia brüllee


Uma sobremesa que agrada muita gente seria esse famoso CREME BRULLEE, com textura suave e delicada contrastando com a crocante casquinha de açúcar queimado, essa receita francesa, dizem vem das mãos de um dos primeiros mestres da gastronomia, August Scoiffier.
Como sempre, gosto de reinventar sobre a receita original, aonde vão simplesmente creme de leite, gemas, açúcar e baunilha eu acrescentei um sabor bem conhecido nosso.
CREME BRULLE COM GELEIA DE ACEROLA E DAMASCOS
Primeiramente faça o creme, coloque em uma panela no fogo, um litro de leite, um pote de creme de leite fresco, uma fava de baunilha e suas sementes raspadas, se usarem as favas, essas devem ser retiradas assim que levantar fervura coloque açúcar e deixe ferver.
Em um bowl, peneire seis gemas de ovos, misture um pouco do leite e bata bem, cuidado para que as gemas não cozinhem, pode talhar o creme, vá adicionando mais leite aos poucos e depois de 
homogeneizado reserve.


Para a geléia, usei meio quilo de acerolas sem as sementes, duzentos gramas de damascos secos picados e cozinhei em quatrocentos gramas de açúcar, deixe que tudo se transforme e esfrie.



Monte potinhos refratários com a geléia ao fundo e cubra com o creme de leite e gemas, leve ao forno médio ate que dourem um pouco e peguem consistência.








Depois de retirado do forno e esfriado, se quiser leve para a geladeira, na hora de servir, cubra com açúcar cada potinho e queime com o maçarico, se não tiver esse acessório, esquente uma colher na chama do fogão e com cuidado aperte a parte convexa sobre o açúcar do creme, que o resultado pode ser o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário