sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DESEJO DE TORTA...

Desejo torta

Hoje como todos os dias nessa fase sem lucros, almoço na casa de minha mãe, quando me despedi ela me perguntou se eu queria levar o frango assado que sobrou do almoço de ontem, imediatamente lembrei-me que, como bom excêntrico que sou, a única coisa que eu tinha na minha geladeira era uma bandeja de cogumelos frescos (claro, ou vocês acham mesmo que teria arroz, feijão, ou qualquer coisa da cesta básica).
Já havia feito minha escolha, estava com desejo de comer uma torta bem rústica, cremosa e saborosa, e aquele frango assado seria a solução casando muito bem com meus cogumelos.
Fiz uma massa básica de torta, teria que ter farinha de trigo branca, uma gordura gelada, que normalmente se usa manteiga, porem fui mais longe ao sabor e usei banha de porco, sei que para os mais puristas isso seria sacrilégio hoje em dia, mas não tenho preconceito na cozinha.
Para a consciência não ficar muito pesada resolvi usar linhaça na massa.

Misturei tudo dei o ponto e coloquei na geladeira enquanto partia pro recheio.
Desfiei o tal frango, e não poupei a pele crocante, piquei-a em pedacinhos, o que acrescentou um sabor defumado, reservei.
Comecei refogando a cebola,  alho, tomates em cubos e uma pimenta vermelha fresca sem sementes, juntei meus cogumelos fatiados, e o tal frango, bati um caldo de galinha com uma lata de cerveja, e juntei ao refogado, você poderia usar só caldo mesmo, mas a cerveja iria me dar um sabor mais rústico.







Deixei chegar no ponto, ou seja deixei secar um pouco do liquido, acrescentei coentro e hortelã picado, e 2 colheres de farinha para dar uma liga, e deixei esfriar para rechear a torta.






Abri a massa em duas partes, forrei uma assadeira de fundo removível, coloquei metade do recheio, fiz uma camada de mussarela picada, e finalizei com o restante do recheio.
Depois fiz quatro furos estratégicos para que minha torta não rachasse e pincelei gema de ovo misturada com um pouco de café forte sem açúcar.
Levei ao forno moderado, por 40 minutos ou ate achar que estava dourada o suficiente, e meu desejo foi satisfeito, estava maravilhosa, e eu 





feliz e orgulhoso com meu feito.

Um comentário:

  1. Sou, realmente, um privilegiado. Sabado, depois de uma apresentação de meu novo espetáculo "HELP!", fui agraciado com uma farta fatia dessa torta. O sabor incomparável que só um grande "artista-alquimsta" sabe acertar ficará para sempre na minha memória.

    ResponderExcluir