AROMAS E TEMPEROS
QUANDO CONVIDADO A ESCREVER SOBRE ESTE TEMA, IMEDIATAMENTE ME REMETI À INFANCIA, CERTOS AROMAS SENTIDOS NESSA FASE DE MINHA VIDA ME TRAZEM ATÉ HOJE, LEMBRANÇAS DE ALMOÇOS E LANCHINHOS, PREPARADOS PELA AVÓ PATERNA COM A QUAL PASSAVA MUITO TEMPO DO MEU DIA.
UMA DAS PRESENÇAS MARCANTES ESTÁ O COENTRO, ERVA MUITO UTILIZADA NA COZINHA NORDESTINA BRASILEIRA E EM VÁRIAS COZINHAS ASIÁTICAS, COMO A TAILANDESA, COM A QUAL ME IDENTIFICO TANTO.
O COENTRO NÃO É UMA ERVA DE FÁCIL ACEITAÇÃO DO PALADAR OCIDENTAL, OU VOCÊ GOSTA MUITO OU NÃO GOSTA NADA, NÃO HÁ MEIO TERMO.
O COENTRO É UMA PLANTA QUE ATINGE ENTRE 15 A 50 CM DE ALTURA, FOLHAS VERDES QUE LEMBRAM MUITO FOLHAS DA SALSA, SUAS FLORES SÃO BRANCAS E ROSADAS. É ORIGINARIO DO EGITO, PODE SER USADO FRESCO OU SECO, UTILIZA-SE TODAS AS PARTES DA PLANTA INCLUSIVE CAULE RAÍZES E SEMENTES.
NA CHINA ATRIBUI-SE AO COENTRO O PODER DA IMORTALIDADE POR ISSO MUITO UTILIZADO NA CULINÁRIA TÍPICA E NA IDADE MÉDIA ERA UTILIZADO COMO REMÉDIO AFRODISIACO.
PORTANTO, VENHO EM DEFESA DESTE AROMA, ONDE RECEITAS SIMPLES SE TRANSFORMAM EM EXPERIENCIAS GUSTATIVAS INESQUECÍVEIS, E PROPONHO AOS QUE, POR PRECONCEITO, OU POR NÃO TER TIDO ACESSO A ESSA PLANTA TÃO INTENSA, EXPERIMENTE UMA COMBINAÇÃO: TOMATINHOS CEREJA COM LIMÃO ROSA, COENTRO FRESCO E AZEITE, E CLARO, SAL E PIMENTA, DE PREFERENCIA VERMELHA FRESCA, VOCÊ VAI TER UMA SURPRESA!
PROF. DJALMA ARAUJO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário