sexta-feira, 9 de setembro de 2011

É BATATA!!!

É Batata!

Penso sempre que alguns alimentos são tão ricos e versáteis, que são considerados completos em fatores nutricionais e em execuções diversas de preparos.
A batata para mim faz parte desse grupo de super alimentos, originária dos Andes na America do sul, introduzida na Europa pelos espanhóis, que inicialmente, era somente por curiosidade botânica, e depois de guerras e carência de alimentos, começou a ser consumida por pura necessidade.
Depois disso a batata é uma unanimidade no mundo todo, em varias culturas, e com ainda mais misturas e preparos.

A diversidade de preparo é tanta, que fica ao seu critério fritar, cozer, assar, grelhar, ensopar, enfim de qualquer maneira fica muito bom.
Algumas receitas você deve descascar, no entanto, eu nunca faço isso, gosto do sabor e da crocancia desse elemento nutritivo.
Vou passar lhes uma receita muito simples, mas com sabor inusitado para um acompanhamento de carnes ou o que desejar.

Batatas ao curry indiano.

Primeiro peguei um pedaço suficiente de papel alumínio, 3 vezes maior que o volume de batatas, e com ele fiz um envelope.
Em um bowl, coloquei as batatas cortadas em pedaços grandes, e com as cascas bem lavadas, temperei com sal, pimenta vermelha fresca picadinha, azeite, curry em pó, canela, coentro fresco picadinho, uma pitada de açúcar, e um pote de iogurte natural.

Misture tudo muito bem, e coloque tudo no envelope, leve ao forno por 30 minutos.
Então, quando você abrir o envelope terá uma surpresa de aromas e um toque asiático no seu prato, eu servi essa prato com peixe, mas com frango e carne vermelha também fica ótimo.

Um comentário: